Desde fevereiro deste ano, a plataforma eletrónica do Ministério da Justiça já registou 16 mil pedidos de nacionalidade. Hoje, celebramos o pleno funcionamento dessa inovadora ferramenta, que promete revolucionar o processo de tramitação desses pedidos!
A plataforma visa agilizar os 23 mil processos em fase de registo e a comunicação com entidades externas, como a Polícia Judiciária e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, será facilitada, eliminando a necessidade de intervenção de funcionários.
Os resultados até agora são impressionantes: estima-se que serão poupadas 20 mil horas de trabalho, o equivalente a 86 pessoas que agora poderão se dedicar a tarefas de maior valor acrescentado. Um avanço significativo que promove a eficiência dos serviços, diminui a pressão no atendimento e alivia o peso burocrático associado à receção de documentação em papel.
A submissão online do pedido de nacionalidade tornou-se obrigatória para mandatários desde novembro, e durante os últimos 10 meses, mais de 16 mil pedidos foram submetidos por esta via.
O Governo português entende estar no caminho certo para uma recuperação de pendências até final de 2024, proporcionando um serviço mais rápido, eficaz e alinhado com as necessidades da nossa sociedade.
#nacionalidade #cidadania #nacionalidadeportuguesa #alteracoes #passaporte #vistos #visto #vistoderesidencia #autorizaçãoderesidência #IRN #vistoCPLP #ARCPLP #mobilidadeCPLP #CPLP #vistodeprocuradetrabalho #vistodetrabalho #procuradetrabalho #vistodecurtaduracao #curtaduracao #prorrogaçãodepermanência #reagrupamentofamiliar #AIMA #vistodeturismo #Portugal #migracao #mudardepaís #cristianereisadvocaciainternacional #cristianereis
Comments