top of page

O que você precisa para entrar em Portugal? Viagem de turismo.


Avião voando

Você quer conhecer Portugal e já está a tratar da passagem (ida e volta) na agência de viagem. No entanto, o que será preciso para entrar em Portugal?

Bem, qualquer cidadão estrangeiro, para entrar em Portugal, necessita dos seguintes documentos:

1. Passaporte válido. Antes de viajar, verifique a data de validade do seu passaporte, pois ele precisa estar válido também para seu retorno ao país de origem.

Caso durante a estada em Portugal, você perca seu passaporte (ou ainda, não tenha observado a dica anterior e a data de validade tenha se expirado antes do seu retorno ao país de origem), não se desespere. Há solução! No entanto, deixaremos esta informação para o próximo post, ok?

No Portal do SEF, encontra-se a informação de que a validade do passaporte deve ser superior em três meses à duração da estada pretendida. Isto é. Imagine que você viajou para Portugal em janeiro do ano X e pretende ficar até final de fevereiro do ano X. A validade do passaporte deve ser, no mínimo, até final de maio daquele mesmo ano.

2. Possuir visto válido e conforme o motivo da estada. Então, se a viagem é de turismo, o visto é de turista. O visto de turista é concedido em um posto consular de carreira português sediado no país de origem. Portanto, deve ser solicitado antes de viajar.

Mas e o brasileiro? Precisa de visto de turista para entrar em Portugal? Não. Há um acordo entre Brasil e Portugal que permite que o brasileiro, por um período de 90 dias, esteja em turismo em Portugal sem necessidade prévia de visto.

Este prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias, por meio de autorização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Quais são os outros casos de isenção de visto, para além do turismo, para brasileiros em Portugal? Negócios/empreendedorismo; Cobertura jornalística; Missão cultural. Nos demais casos, há necessidade prévia de visto.

3. Deve ainda ter um comprovativo de alojamento, que pode ser hotel ou similar, casa de familiares/amigos (que podem comprovar a sua estada por meio de uma carta na qual declaram que estarão naquela casa);

4. Pode ser exigida a comprovação de que possui meios financeiros para suportar a estada.

Boa viagem!

Vista de Lisboa

12 visualizações0 comentário
bottom of page